PROFISSIONAL 4.0 NO AGRONEGÓCIO
A tecnologia digital veio para ficar, e está cada vez mais próxima do campo.
Quarta revolução Industrial
A quarta revolução Industrial vem marcada pelas novas tecnologias, principalmente no agronegócio, com a Agricultura 4.0. As inovações têm-se tornado parte do cotidiano de todas as áreas e criação, com aplicativos e sistemas informatizados tornando as atividades cada vez mais seguras e facilitadas.
Caraterizada pela ultra aceleração e grande rapidez na geração e disseminação das tecnologias, milhões de hectares de plantações podem ser monitorados por meio de computadores, smartphones e tablets, por uma geração de agricultores cada vez mais aptos a utilizar tecnologias e rentabilizar seus negócios com elas.
Segundo Senar (2021), as máquinas inteligentes, autônomas e robotizadas vêm cada vez mais modernas auxiliando e tirando o máximo proveito da terra, otimizando tempo e produtividade. Porém, com toda essa tecnologia, surge a necessidade cada vez mais de profissionais qualificados e capacitados para operarem esses recursos, tornando o trabalho simples e prático.
Essa revolução vem crescendo e incorporando novos profissionais em todo processo, desde antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira, ou seja, utilizando toda cadeia produtiva do agronegócio.
Com toda essa tecnologia, o profissional do agronegócio precisa se capacitar cada vez mais e participar dessas mudanças que vem ocorrendo. As organizações vêm buscando cada vez mais profissionais engajados com as tecnologias para juntos crescerem e se expandirem no mercado global.
O profissional do passado seguia estudando uma área, aprendendo as técnicas e práticas da função, porém hoje em dia, ele precisa aprender as relações interpessoais, trabalhar em equipe, motivar e direcionar todas as suas habilidades comportamentais para os resultados da empresa.
As competências comportamentais mais procuradas pelas empresas do agronegócio são:
- Comunicação
- Visão do todo
- Proatividade
- Bom relacionamento interpessoal
- Empatia
- Resiliência
- Feedback
- Liderança
- Inteligência Emocional
- Capacidade analítica e estratégica
Essas competências são alguns exemplos que as organizações do agronegócio vêm buscando do profissional 4.0. Percebe a importância da qualificação profissional? Investir na carreira é a melhor opção para se ter sucesso e resultados tanto profissionais como pessoais. Portanto permita-se se desenvolver e fazer uma nova história da sua vida profissional. As mudanças são difíceis, mas no futuro trarão resultados inesperados!
REFERÊNCIAS
- SENAR. Ebook Agropecuária Digital. 1ª Edição: 2021. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.
- https://assets.kpmg/content/dam/kpmg/br/pdf/2020/11/digitalizacao-agronegocio.pdf. Acesso em 30 de junho de 2021 – 12:07.
- https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/797/492 Acesso em 02 de julho de 2021 – 11:42.
- https://institutoagro.com.br/gestao-por-competencias-no-agronegocio/ – Acesso 03 de julho de 2021 – 9:02.